Cultura em Macaé

É Preciso Saber Viver

“Sustentabilidade do Meio e Música”. esse foi o tema da palestra do João Carlos Schettino, que é responsável por Segurança do Trabalho na Petrobrás, na última etapa de ontem na XI Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos, que está sendo realizada na UFRJ Macaé, na Cidade Universitária.

“A alegria é a maior fonte de energia da humanidade. Quem planta flores, colhe perfume. As emoções são as cores da alma”, falou Schettino, no início da sua apresentação.

“Conhecemos a profissão ‘lixeiro’, mas na verdade, lixo, no dicionário, é algo que não tem mais utilidade. Existe também o reconhecimento da profissão de quem recolhe resíduo hospitalar. Só que existem inúmeros tipos de resíduos que poderiam estar gerando recursos financeiros. Temos que implementar cooperativas para estimular os catadores desses resíduos”.

“Certa vez, em Campos, onde moro, presenciei um caminhão de lixo com 3 funcionários que esbanjavam alegria. Não resisti, e perguntei a razão de tanta festa. Um deles me respondeu: meu sonho sempre foi trabalhar como lixeiro. Fui criado numa comunidade pobre, e sempre admirei quem trabalhava nos caminhões”.

“Em Itaperuna, um padre criou uma cooperativa que está proporcionando muitos benefícios, inclusive gerando recursos financeiros para pessoas muito pobres”.

“Um ser humano deve consumir 2,5 litros de água por dia. A água tem papel preponderante na nossa vida. A música ‘Planeta Água’, do Guilherme Arantes, é um verdadeiro hino”.

“O que mata o jardim não é o abandono. É o olhar indiferente de quem passa por ele”.

“É preciso saber viver”, lembrou Schettino, citando os Titãs. “Quem espera que a vida seja feita de ilusão,
pode até ficar maluco, ou morrer na solidão.
É preciso ter cuidado pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shop giay nuthoi trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautiful