Cultura em Macaé

Acalmando Crianças de Todas as Idades

A Feira Caipira da Serra está sendo realidada na Praça Gê Sardemberg, ao lado da antiga Câmara dos Vereadores de Macaé, todas as sextas-feiras, sempre no horário das 9 às 19 horas. Além dos alimentos, quem tiver a oportunidade de visitar a feira poderá adquirir também artesanatos locais, participar de manifestações artísticas e música ao vivo.

A Feira é recheada de produtos que promovem as mais diferentes necessidades para a promoção da saúde na população macaense. 

A convite do Tote, da ACIM, visitamos a Feira na sexta passada e os empreendedores nos impressionaram em vários sentidos.

“Plantamos hibisco. Serve para chás e compotas. Ele sobe o colesterol bom e abaixa o mau. Possui proteínas para os ossos, é diurético,e ajuda a queimar calorias”, declarou o casal Celina e Antônio, que produzem no Sítio Pindoba, no Imburo. “Também trabalhamos com quiabo de metro e chuchu de vento, tipo pimentão, vazio por dentro. É ótimo para ser recheado. Também plantamos Goya, que são melões de São Caetano deliciosos. Produzimos, ainda, a planta Chaya, que serve para sucos. É ótima com limão galego”.  

Saímos da barraca da Celina carregados da planta Colônia, que é uma planta medicinal pertencente à família das Zingiberaceae, a mesma do gengibre, sendo também conhecida como flor-de-colônia, gengibre-concha, gengibre-casca, macacá, macassá, jardineira, pau-santo e outras denominações. As folhas da colônia são lanceoladas, bem compridas, pontudas e de coloração verde-brilhante; as flores têm cor alaranjada e produz rizomas carnosos bem semelhantes ao gengibre, inclusive com aroma parecido. A colônia já era tradicionalmente utilizada na medicina natural pelos tupis-guaranis e também cultivada como planta ornamental.   

A Colônia possui diversas propriedades medicinais, dentre as quais estão as seguintes: antibacteriana, antiedematosa, anti-hipertensiva, anti-histérica, anti-stress, calmante, depressora do sistema nervoso central, digestiva, diurética, antiulcerogênica, hipotensor, sedativa, tônica, vermífuga, relaxadora vascular, estimulante da motilidade intestinal e outras. Estas propriedades concentram-se principalmente em suas folhas e rizoma.

Quem desejar linguiça da melhor qualidade deve procurar a barraca do Vinícius. Ele mantém uma quantidade da apimentada para degustação. “Produzo ela na minha cozinha, no Village do Horto. Também faço carne-de-sol, torresmo e banha”.  

Tenho hábito de beber suco de couve (com agrião) pela manhã. Encontrei couve da melhor qualidade na barraca da Rose, que planta num sítio em Cabiúnas.  

Outra barraca irresistível foi a dos bolos de aipim e de milho verde. O José Ricardo, de Córrego do Ouro, é o produtor. “Sou natural da Serra Macaense. Meus produtos são mais que orgânicos. Adubo com esterco de boi”.  

A barraca Whoopee é outra atração da Feira. “Esse nome foi criado para expressar alegria. Temos um dos melhores açaís de Macaé. Nossa ‘fábrica’ fica no Visconde. Preparamos tudo nas quintas a noite. Ficamos preparando bolos até as duas da madrugada. Fazemos com alegria. Trabalhamos com ovos da roça”, declarou Paulo César e Thaysi.

Para quem desejar refeições naturais congeladas, a barraca da Vânia comercializa quibes de abóbora ou de berinjela com ricota. “A Vânia é ótima. Suas refeições são muito saborosas e saudáveis”, disse Paulo Moraes, coordenador da Feira, que é apoiada pela Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM).  

“Demoramos a liberar esse espaço para a Feira. Tivemos que solicitar para o Prefeito. Tem muitos casos interessantes nos nossos empreendedores. O mais importante qie pequenos produtores possam escoar suas produções”, prosseguiu Paulo Moraes.

Quem não é produtor agrícola também pode fazer enorme sucesso na Feira. É o caso do macaense Jorge, dono da marca Teatroche, que trabalha com teatro de fantoches. Seu stand é distração garantida. “As crianças ficam fascinadas. Temos a preguiça Sofia, Quilo o esquilo, e Caco o macaco. Eles são os verdadeiros protagonistas dos shows. Trabalho em parceria com a Elis, que também é muito talentosa. Outro sucesso garantido é o Nervosinho. É ótimo para acalmar crianças nervosas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shop giay nuthoi trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautiful