Cultura em Macaé

O Essencial é Invisível aos Olhos

Milena Kroll

A Faculdade de Biologia do Nupem UFRJ, no Barreto, é uma das principais referências da série “A Maravilhosa Macaé que o Macaense Desconhece”. Ela presta um serviço de informação e pesquisa extraordinário.

Reconheço que o Portal Cultura em Macaé não vem cumprindo 100% da sua missão. As matérias científicas rarearam. Essa viagem ao mundo invisível nos reanimou. Entender o problema da pesca em Macaé também foi revitalizante. Espero que nossos cientistas nos utilizem para divulgação.

“Além do curso de graduação, oferecemos cursos de extensão para professores formados”, informou o professor Pedro Carvalho. “Convidamos escolas, públicas e privadas, para conhecerem o mundo invisível. Articulamos com os diretores para que as turmas possa receber informação com qualidade. As crianças são estimuladas a desenharem o que aprenderam. É fascinante”.

“Os jovens percebem que existe um mundo que não enxergam. Não palpável. Algo abstrato. Que isso interfere na alimentação. Na saúde. Oportunizamos que eles vejam micróbios. Seres vivos em movimento. Procuramos saciar a curiosidade. Recebemos alunos do ensino médio e do fundamental. As informações devem se adequar a necessidade de cada turma”, prosseguiu Pedro. “Agendamos em função da disponibilidade das escolas e dos nossos estagiários. Formatamos 2 pulsos de atendimento por ano. Um em cada semestre”.

O Nupem UFRJ possui um amplo espaço no bairro São José do Barreto, em Macaé. Trabalha com instalações que têm dificuldade para atender tanta demanda. “Nossos laboratórios exigem agendamento. Nosso auditório, também. Nosso espaço físico é maravilhoso. Aguardamos verbas para construir mais instalações. A faculdade de nutrição também está instalada aqui”.

“Além do mundo invisível, também me dedico ao mundo da pesca. Genética e evolução. Amo esse tema. Produzo publicações científicas. Possuo uma carreira na pesquisa e descrição dos peixes amazônicos. Temos que nos preocupar com a preservação das espécies de peixes. Isso desequilibra o mundo. Até o ciclo econômico é afetado. Não existe fórmula mágica. Tem que haver consciência. A economia do futuro depende disso. O meio ambiente não pode ser fragilizado.

Macaé não pode se contentar em ser conhecida como Capital do Petróleo. Até porque ele irá acabar. Temos que investir em algo que se sustente. O impacto ambiental da extração do petróleo é enorme. Aliás, qualquer ação de algo vivo gera impacto no ambiente. Tudo deve ser ponderado. Pensado em como deve ser feito. A vinda do Porto para cá é preocupante. Sou moderado, mas tudo deve ser muito bem planejado.

Para as escolas, falo só sobre o Mundo Invisível.

Os resultados de qualquer pesquisa não são mágicos. Não se descobre um medicamento no primeiro momento. Encontramos potenciais remédios. Tudo tem que ser desenvolvido com calma e responsabilidade. Temos que filtrar, drenar. Ver se encaixam no ser humano. Identificar se a descoberta tem expressão”, finalizou o professor.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shop giay nuthoi trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautiful